5 Hábitos que vão te ajudar a manter sua autoestima
1. Aprenda a aceitar elogios.
É comum que quando recebermos elogios de outras pessoas e negarmos com frases do tipo “Você está precisando de óculos”, “Nossa, botei minha pior roupa”, “Achou? Faz tempo que não cuido do meu cabelo” ou ainda “Que nada, são seus olhos”. Pare de fazer isso, se você não cuidou do seu cabelo nos últimos meses, se sua roupa tem 10 anos ou ainda se você não está se sentindo bem, a outra pessoa não precisa saber disso. Ela esta te dando um elogio sincero e o mais educado e principalmente o melhor a se fazer é aceitar o elogio com frases de agradecimento “Muito obrigada”. Lembre-se, elogio é um presente verbal, devemos recebê-lo de braços abertos.
2. Se elogie
Algumas pessoas se sentem mal ao se elogiarem, porém é importante que você mesmo enfatize o que você faz de bom, suas qualidades e valores. Você não precisa gritar para os quatros ventos, mas fale para você mesmo, afinal você é o principal receptor das coisas boas que emanam de você. Exemplo: enumere suas qualidades e valores.
3. Silencie a voz negativa que há em você
É comum nos depararmos com frases do tipo “ Ninguém gosta de mim”, “ Tudo dá errado comigo”, “Sou feio”, “Não faço nada direito”, exclua essas falas do seu cotidiano. Confesso que não é um processo fácil, porém a prática vai te levar aos melhores resultados, então tente e não desista. E lembre-se: grande parte da baixa autoestima se deve ao fato do que dizemos a nós mesmos.
4. Não espere a aprovação de outras pessoas
Você tem baixa autoestima por causa das coisas que falam sobre você? Claro que muitas vezes nos importamos com pessoas que gostamos, com a nossa família, e qual a opinião desses entes queridos, mas depender dessas aprovações para ser feliz não é o melhor caminho, afinal, somos seres humanos e pensamos, agimos e temos metas diferentes. Siga suas metas e seus objetivos para buscar sua felicidade.
5. Evite o perfeccionismo
Nenhum ser humano é perfeito. Buscar a perfeição em tudo fará com que você fique constantemente decepcionado consigo mesmo. Lembre-se de aprender com os erros, para iniciar um novo caminho e buscar ser melhor. Não se apegue aos seus defeitos, isso fará que com o tempo você consiga somente visualizar essa perspectiva, enfatize suas qualidades e aprenda a viver consigo mesmo, se gostando e se aceitando.
“Trabalhe para melhorar sua autoestima, e não se esqueça que essas dicas não substituem o trabalho de um profissional. Essas dicas são para que você faça um trabalho de manutenção com sua autoestima. Não tenha vergonha de pedir ajuda quando notar que não consegue mais sozinho."